Não bastassem as fraudes eleitorais e o colapso na economia de seu país, o presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, ainda pode cometer um crime contra a cultura pop.
Investigadores da BBC acreditam que fitas com vários episódios perdidos da clássica série inglesa Doctor Who estejam escondidas no país, e podem nunca ser recuperadas devido ao conhecido ódio de Mugabe pelo Reino Unido.
Ao tomar o poder no Zimbábue, Mugabe baniu a BBC do país, e ainda hoje as relações diplomáticas entre ambos os países são tensas. Com isso, os pesquisadores não conseguem ter acesso aos arquivos das emissoras do país.
“Temos procurado pelos episódios perdidos de Doctor Who em todo o mundo, mas ainda há muitas emissoras com as quais não falamos. O Zimbábue vem sendo um problema, devido às restrições do governo. Receamos que essas fitas nunca sejam recuperadas, o que seria uma vergonha para os fãs.”
A BBC apagou os primeiros episódios da série, filmados nos anos 60 e 70, para reutilizar as fitas – situação pela qual várias emissoras, dentre as quais a brasileira Cultura, já passaram. Entretanto, colecionadores conseguiram encontrar fitas de arquivo de afiliadas e gravações caseiras de alguns desses episódios em várias partes do mundo. A intenção dos arquivistas é recuperar e restaurar esses episódios perdidos, para eventualmente lançá-los em DVD.
Doctor Who é uma das séries mais famosas e longevas da TV britânica. A trama conta as aventuras de um alienígena virtualmente imortal conhecido apenas como “o Doutor”, que viaja pelo espaço-tempo em uma máquina semelhante a uma cabine telefônica. Dez atores já interpretaram o Doutor, atualmente vivido por David Tennant.
Notícias Recentes
domingo, 22 de fevereiro de 2009
Episódios perdidos de Doctor Who podem estar no Zimbábue!
Postado por
Tiago R. Lima "Mad Max" Andrade
0 comentários:
Postar um comentário